728x90 AdSpace





  • Latest News

    segunda-feira, 14 de novembro de 2016

    Umbanda 108 Anos Filantrópicos


    Neste 15 de novembro a Umbanda comemora 108 anos de existência, desde sua fundação em 15 de novembro de 1908.

             Trazendo em suas concepções basilares, conceitos universais que também estão presentes em outras denominações religiosas, dentre eles podemos citar, Deus onipotente, onisciente, onipresente, justo, benévolo e criador de todas as coisas.

    Umbanda não alimenta nenhuma forma de segregacionismo Religioso de nenhuma espécie ou tampouco é adepta das práticas agressivas de conversão religiosa, seus trabalhos e cultos são filantrópicos, e não se exige nada em troca, as práticas espiritualistas que não atendam há esses padrões, descumprem os pré-requisitos para serem classificadas como Umbanda.



    Hoje nos dias atuais o direito ao culto é devidamente amparado por lei, em especial a lei LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010Que no captulo III trata DO DIREITO À LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA E AO LIVRE EXERCÍCIO DOS CULTOS RELIGIOSOS., amparando seus costumes, e a liberdade do direito ao culto.

    Já o ART. 5º INCISO  VI – DA NOSSA CONSTITUIÇÃO fala que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias 


           Muitos ainda não sabem que a legislação vigente, prevê intolerância religiosa como crime e classifica a intolerância religiosa como um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou a quem não segue uma religião. Sendo classificada como crime de ódio, e  fere a liberdade e a dignidade humana. 

    A literatura Umbandista, cita que a Umbanda teve início por intermedio do médium Zélio Fernadino de Moraes, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas, que em outras encarnações era o Frei Jesuíta Gabriel MalagridaOs registros históricos citam que no dia 15/11/1908 em uma sessão espírita dos estudos espíritas codificado por Kardec, o caboclo das sete encruzilhadas anuncia a vinda da Umbanda para a humanidade e no dia seguinte deu-se início aos trabalhos litúrgicos dessa religião brasileira.

    Alguns estudos afirmam que a etimologia da palavra UMBANDA provem de um vocábulo sagrado da língua Abanheenga, que era falada por alguns integrantes das tribos Tupy.

    Os radicais que compõem a origem da palavra UMBANDA são, respectivamente:




    Sua tradução pode ser interpretada como “O conjunto das leis da Divindade Suprema” a Divindade Suprema é o próprio Deus criador, e essa tradução pode ser comprovada através do alfabeto Adâmico ou Vattânico revelado ao Ocidente pelo Marquês Alexandre Saint-Yves d'Alveydre, na sua obra "O ARQUEÔMETRO"



    Mesmo ainda nesses tempos em que falamos de combate a intolerância, combates a preconceitos e fomentações das inclusões sociais, grande parte dos adeptos das religiões espiritualistas, ainda temem a autoafirmação pública de seus credos.

             Tomamos por exemplo os dados do IBGE, segundo o censo demográfico de 2010, umbandistas e candomblecistas, representam cerca de 305.869 brasileiros, cerca de menos de 1% da população. Ao aproximarmos esses dados tomando por exemplo a cidade de Santa Inês, o IBGE apresenta em seus dados apenas 104 habitantes autodeclarados umbandistas ou candomblecistas.

    Em contra partida a cidade detém aproximadamente 60 Centros Litúrgicos, distribuídos entre a Umbanda, Candômina, Umbandobé e Terecô, distribuíndo seus membros como Babalaos, Yalorixas, pais e mães de santo, filhos de santo, Sacerdotes e adeptos em geral, fazendo uma prospecção de cerca de dóis mil membros dessas religiões espiritualistas.


           Contrariando as estatísticas apresentadas pelo IBGE, o que infelizmente, confirma o temor da autoafirmação pública do credo, por parte desses membros de denominações espiritualistas que na maioria das vezes se declaram católicos.

    O Brasil vive um estado laico, e isso quer dizer que, o pais não pode se auto denominar ou confessar que é um país de religião ou seita A ou B.


     Exibido pela TV Rede Globo


    Porem só agora, de uma década de anos para cá, é que começou a despertar-se a necessidade de um estado laico, que assegure um direito homogêneo entre as religiões, um exemplo ocorrido este ano, sobre essa preocupação social, foi o tema da redação do ENEM, que tratava justamente sobre a intolerância religiosa. Encerrando esse momento, vamos assistir o programa Na Moral, exibido pela TV Globo, em primeiro de agosto de 2010 e abaixo podemos apreciar o hino da Umbanda cantado pelo Centro Espírita Amor em Ação







    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Umbanda 108 Anos Filantrópicos Rating: 5 Reviewed By: Robert Paixão
    Scroll to Top